sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Namastê

Ontem, como acontece algumas vezes, de há alguns anos a esta parte, e com tendência a aumento de frequência, pela proximidade da minha quase casa nova, fui ao Martim Moniz visitar a minha merceeira predilecta. Ela lá estava, recém chegada da Índia, jornada relatada na semana passada entre um papari e uma das suas divinais mangas. Esteve lá 3 semanas, foi ao casamento da sobrinha e ficou nas festas, respondeu ela ao meu estranhar da sua não permanência no posto. Gosto da sensação de a saber lá, com sorriso alegre e olhar com brilho dentro, como só as pessoas felizes conseguem ter. Recordo uma vez que, recém chegada do porto, cidade dos meus encantos, lhe relatei o meu espanto e contentamento de a ter visto, em forma de foto, numa exposição, com tema na Torre de Babel, outro nome por que apelido o Martim Moniz. Admirada com o facto, sorriu ternamente e agradeceu quando lhe disse estar muito bonita. Não sei como se chama, nunca lho perguntei, apenas sei que me enche a alma enquanto lá e me aviva as papilas depois de saída.
Namastê!

Depois da incursão na mercearia, e enquanto tirava o carro no espaço mínimo onde o deixei, batem-me no vidro. Era negro, e pelo sotaque, correctíssimo, dir-se-ia Angolano, meu patrício portanto… J
Abro o vidro e ouço um - dá-me um cigarro? , ao que lhe respondo ter a sorte de não fumar…. E posso roubar-lhe dois segundos? , continua
- Bom, mas isso já fez…
- Pois, sabe… É que eu queria pedir-lhe um favor
- Diga…
- Cuide da sua beleza. A sra é tão linda… Cuide da sua beleza. E sorriu, simplesmente..
Confesso que o obrigada foi já com a voz meia embargada…
Leva-me pois a pensar que, se não tivesse aberto o vidro, se tivesse visto em vez de preto, transparente, não ouvia o piropo, nem via o sorriso com merengue dentro. E eu, que nem costumo gostar de piropos, com excepção dos italianos, que nos fazem sempre sentir como as mais belas mulheres do mundo, ouvi, no centro de Lisboa, um do qual gostei, um que até conseguiu comover-me. Obrigada!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Imagina se ele te conhecesse!..... ÉS LINDA!

Anónimo disse...

Imagina se ele te conhecesse!..... ÉS LINDA!

Anónimo disse...

todos os comentários a si e ao preto que fez uma apreciação incompleta...ficou-se pela metade...da proxima diga para que ele a visite "no meu mapa"! Ele ficará a saber que é linda por fora e linda por dentro