quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Give me a 5?

Intriga-me o hi5, pelo menos quando utilizado por e para pessoas com mais de 25 anos, ok, diremos, 28, ainda a passar o 2º e quero acreditar o mais difícil, ciclo de Saturno, …
O que leva pessoas adultas a partilharem a sua vida familiar com estranhos e sobretudo a esperarem elogios online? Give me a 5? Pois, não sei….
Qual será a mola que alavanca que as mesmas pessoas crescidas mostrem fotos de casas e casamentos, de bebés, já nascidos e por nascer, e de férias?
O que os levará a pedir beijos e abraços, ou a oferecer flores virtuais? Depois, como é possível ter mais de 200 amigos? Eu que tenho alguns, não chego nem a metade… Bem, não falo nos que têm mais de 700… Ah, pois, são pessoas muito sociáveis e queridas por todos…. Ou serão pessoas sem vida real, incapazes de estabelecer relações de afecto, que não sejam virtuais? Haverá um estudo sobre isto? Era giro de ler, ou de fazer, quem sabe…

No tempo em que andava no colégio, há alguns anos atrás, tínhamos uma versão papel do referido partilhar de afectos, mas ok, tínhamos quê, 12 anos?? Era lá que as amigas diziam mal das outras miúdas que gostavam dos mesmos rapazes que nós, ou que nos diziam ser as mais cools de todo o universo. Foi até lá, mais concretamente, numa folha que foi posteriormente lá colada com desvelo, que fiz o único pacto de sangue da vida. O que será feito dele, do LR, meu fiel escudeiro?

Compreendo e até acho alguma graça ao dito site, quando utilizado dentro dessa faixa etária, lembro a história da P, 12 anos e filha de um amigo meu, que em discussão com uma amiga lhe chamou nariguda fazendo questão de lhe lembrar quem tinha muitos mais amigos no hi5, reduzindo-a assim imediatamente à sua insignificância!...

Give me a 5?
Give me a break!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Marisa, como sempre a escrever sobre temas interessantes! quem mandou!!!!??? ;)

Bem, por partes: sou da tua opinião de que as vidas online não devem, não podem, e não conseguem (na minha opinião) substituir o bom convívio PRESENCIAL entre amigos. O fenómeno das redes sociais online, e o Hi5 em Portugal é a mais popular, para mim crescem de um impulso inicial das pessoas de se querer dar a conhecer ao mundo quase "à força". A pressão socio/cultural nos adolescentes para serem vistos, para serem famosos, é cada vez maior... eles olham para os Morangos com Açúcar e desejam ser os próximos a passar num casting.

Existe outro fenómeno que é quase invisível e difícil de quantificar, senão junto de fontes muito específicas, que tem a ver com o Marketing Viral na Internet, àrea à qual estou ligado profissionalmente também, e existem de facto muitos perfis de pessoas nas redes sociais que são falsos, ou seja, são "personagens" dentro das redes sociais que promovem bandas musicais, marcas de roupa, automóveis, perfumes, etc...

Adorei a tua estória de infância em que trocavas mensagens com as tuas amigas no colégio! repara, o impulso das adolescentes para estar no Hi5 não é diferente desse que tu tiveste na tua infância... só com a diferença de hoje com a Internet ser tudo mais fácil e rápido!

Num plano mais pessoal, no meu caso não divulgo fotos em ambientes mais íntimos entre amigos, namoradas, jantares, a minha casa, etc... ou seja, o meu espaço privado é mantido sempre em segredo, e se alguém algum dia me quiser conhecer, não vai ser pelo Hi5... até porque sou um orgulhoso Capri, como tu, e logo... difícil de apanhar! ahahahah...

Resumindo: para mim tudo tem o seu devido peso, e não se deve dar demasiada importância a coisas fugazes como os fenómenos na Internet. Por mim, ontem jantei em casa de dois grandes amigos que eu adoro o D e a S, com a desculpa do Sporting na TV... achas que vimos a bola? nah... foi "palheta" a noite toda :) na noite anterior fui ao cinema com uma amiga minha, muito bem acompanhado! ;)

Tenho dito!

Anónimo disse...

Já que falavas em estudos sobre redes sociais, há um inquérito a decorrer neste link:

http://s-kf7uz-25818.sgizmo.com/