domingo, 6 de janeiro de 2008

Desenhos

Eu sempre gostei de desenhos, e de pessoas que sabem desenhar. No fundo, penso que é uma forma de inveja, por não saber fazer mais do que meia dúzia de rabiscos, que, tal como os das crianças, exigem explicação posterior… :-(
Este fascínio é de tal ordem, que, sempre que conheço uma pessoa pela qual me interesso, não sendo a primeira pergunta, à terceira ou quarta lá sai invariavelmente um tímido “sabes desenhar?”, para espanto quase certo do inquirido. Confesso que agora também gosto de lhes adivinhar as linhas que na testa serão desenhadas, logo que a ouvem….
Não sei de onde, nem quando começou esta mania. Apenas sei, que quando no colégio, não era eu quem fazia os meus desenhos, cabendo antes ao meu pai os desenhos geométricos, à minha mãe os livres, aguarelas, e outras tintas, e ao Kyto, o meu tio mais novo, durante o período que lá viveu em casa, os de reprodução, e tintas-da-china.
Estou certa hoje de que estas preciosas ajudas, que me impediram de ter classificação negativa na matéria, foram também preciosas para que eu nunca aprendesse a desenhar. Deduzo, que para tal e como em quase tudo, seja necessário antes de mais de treino e confiança, e, os meus ajudantes, estou certa de que sem intenção, levaram-me as duas…
Num dos projectos a que me propus este ano, preciso de uma ilustradora, acontece que, já a conheci e reunimos ontem. Claro que chegou até mim da forma mais inusitada, mas afinal, era preciso era que chegasse, e o Universo, sabiamente, pô-la na minha vida.
Chama-se Ana e além de desenhar lindamente, é um doce de criatura. Linda, serena e muito simpática. Contei-lhe em jeito de confissão esta minha obsessão, provocando-lhe um sorriso. Depois, respondeu-me que podia aprender. Quem sabe? Afinal de contas, "Where there's a will, there's a way"...

Deixo-vos com o link do blog da Ana e com uma das suas ilustrações http://www.ilustrana.blogspot.com/

2 comentários:

ML disse...

(tens uma lata desgraçada em me pedires para vir comentar o teu blog qdo eu tenho 2 há N tempo e tu nada de um comentáriozito... mas prontooooooo.... cá estou)de facto é mal de familia e não passou para a nossa geração :-)
talvez tenhas razao que a ajuda do papá e da mamã (a mim só mesmo da mamã... devo confessar-te a minha estranheza quanto às habilidades do papá para os geométricos! desconhecia mas é sp bom saber) para nos safar da nega podem ter ajudado e contribuido para esta inadaptidão gigantesca em desenhar, pois faltámos aos treinos, ou pelo menos a alguns. MAs olha que eu da parte que me toca, se nõa tivesse extrema dificuldade jamais aceitaria esse tipo de colaboração... é mesmo mal de nascença, mas tb, não se pode ser bom em tudo eheheheheh.
(e que novidade esta da irmã mais velha que segue as pisadas da mais nova primeiro no photoblog e agora no blog de escrita... não podes ver nada tu LOL).
beijinhos mana mais velha, e parabéns! estou a gostar :-)

Anónimo disse...

Mas é que eu essa parte ainda n aprendi ctg! ;-)
Pois é, temos outras muitas competências, mas o mm orgulho capri

Bjs!!!!!!!